O Adolescente
Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida
A adolescência é marcada por uma série de mudanças físicas e emocionais, e este livro inaugura estudos modernos sobre essa etapa da vida.
Pelo olhar de profissionais experientes que trabalham com esse público, você irá conferir temas tradicionalmente atrelados aos adolescentes, como a formação da identidade e início da vida afetiva e sexual, até estudos recentes sobre a vulnerabilidade deste público a estressores sociais e psicopatologias, inclusão laboral, formação moral e financeira.
Fatores biológicos e neurológicos contribuem para a maturação do corpo e mente. Entenda a complexidade desta etapa do desenvolvimento.
Sumário
-
Introdução
-
O impacto da puberdade no desenvolvimento humano
-
Formação de identidade
-
A competência social no período da adolescência
-
Relacionamentos sociais e afetivos na adolescência
-
Impulsividade e controle de impulsos na adolescência
-
“Isso não é justo!”: o desenvolvimento moral do adolescente
-
Tomada de decisão e finanças na adolescência
-
Sono na adolescência
-
Atividade física e desenvolvimento cognitivo e motor na adolescência.
-
O uso de eletrônicos na adolescência
-
Adolescência e escola: sujeitos, currículos e possibilidades para a formação integral
-
Adolescência quando o escolar não aprendeu leitura e escrita
-
A importância das funções executivas no desempenho de leitura e escrita de adolescente
-
Adolescência, identidade e processo de escolha profissional
-
Inclusão laboral e escolar de adolescentes com deficiência
-
Relação entre pais e seus adolescentes
-
A personalidade e seus transtornos: a transição para a vida adulta
-
Uso de drogas e desenvolvimento humano
-
O adolescente com transtorno psiquiátrico
-
Adolescência diante da lei
-
Adolescente em conflito com a lei: tema para a neurociência forense
Organizadores
Débora Marques de Miranda
Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pediatra pelo HC-UFMG/MEC. Mestre e doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Investigação do Transtorno da Impulsividade e do Déficit de Atenção (NITIDA/HC-UFMG). Professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Psicólogo e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos programas de pós-graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2014-2015.